• Mais

A importância de ter uma estratégia de vendas


Durante muito tempo, pensar e implantar estratégias para alavancar as vendas parecia algo inatingível, sendo possível apenas para empresas grandes e com espaço de mercado. Contudo, com as inúmeras possibilidades e avanços que estamos tendo, o que era distante já se tornou parte da realidade das pequenas e médias empresas.


Ser um bom estrategista é sinônimo de ter um bom planejamento. Ter um bom planejamento, por consequência, é sinônimo de se preparar para o que pode acontecer no caminho, com o intuito de saber exatamente como agir. Em resumo, ter uma estratégia de vendas é essencial para garantir que sua empresa avance em resultados, por meio de ações que encantem, aproximem e façam a diferença na vida dos clientes.


Estratégia de vendas e sua importância


Acredite, uma estratégia de vendas bem definida, executada da maneira certa e de acordo com a demanda do público-alvo pode ajudar bastante àqueles que buscam alcançar lucros maiores.


Basicamente, uma estratégia de vendas é o seu plano de execução que visa facilitar que você atinja seus objetivos ao abranger todas as ações que você determinou em seu planejamento de vendas, possibilitando o alinhamento de seus esforços de um jeito mais assertivo.


Por meio dela é possível:


  • Otimizar seus esforços de vendas;

  • Reduzir custos para atrair novos clientes;

  • Realizar a manutenção dos processos de vendas;

  • Treinar sua equipe de vendedores para desenvolver um relacionamento mais próximo e efetivo com os clientes.


Saiba como criar uma estratégia de vendas eficaz


Você já percebeu que uma estratégia de vendas é capaz de direcionar o sucesso do que foi planejado para o seu negócio, certo? Obviamente, uma estratégia ineficaz também tem o poder de ocasionar fracassos que você nem imagina.


Então, contar uma estratégia de vendas bem pensada é totalmente diferente de apenas ter uma estratégia. Para atingir bons resultados, ela precisa ser eficaz. Caso contrário, convenhamos, é melhor nem ter uma.

Abaixo, separamos alguns passos que você deve seguir na hora de montar sua estratégia de vendas. Vamos lá?


Passo 1 – Estabeleça seus objetivos


Como diz o ditado, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve. Só que sabemos que para vender mais não basta apenas sair de porta em porta oferecendo o seu produto ou serviço. É necessário ter um objetivo.


Por conhecer bem a sua realidade, você pode optar por estipular um valor “x” que seja bem alto ou pode começar pegando mais leve, com o intuito de ir conquistando seus resultados aos poucos. Quando chegar à sua meta, determine outra.


Passo 2 – Tenha informações sobre seu público-alvo


Isso pode ser feito facilmente por meio de pesquisas de campo ou online, abrindo espaço para que o seu consumidor opine sobre como ele consome, do que gosta mais, como seu produto ou serviço vai de encontro às suas necessidades, além de muitos outros questionamentos. São eles que te darão um norte para saber como agir.


Após ter em mãos as informações que precisa, monte uma buyer persona, que é basicamente um personagem fictício que reúne as principais características do seu público. Assim, você terá uma imagem mais clara para saber como impactá-lo.


Passo 3 – Tire um momento para analisar seu negócio


Para isso, você terá de fazer uma análise SWOT levantando as oportunidades e fraquezas do seu negócio e do mercado em que você atua. Contudo, uma análise superficial não adiantará de nada, pois este é o momento de conhecer a fundo o que afeta e o que ajuda seu negócio a crescer.


Ao fazer uma análise SWOT detalhada você consegue, por consequência, desenvolver uma estratégia de vendas mais alinhada e de acordo com os resultados que deseja alcançar.


Passo 4 – Desenvolva um planejamento estratégico de vendas


Ao traçá-lo, você conseguirá ter uma visão do todo, tendo total controle sobre o processo. Vale lembrar que ele é o encarregado de alinhar tudo o que envolve o seu negócio, com o intuito de atingir os objetivos que foram determinados.


Se antes você definiu aonde queria chegar, nesta etapa você monta um caminho para ir até lá, enumerando todas as falhas que podem ocorrer e como seria possível resolvê-las.


Passo 4 – Verifique como está sendo seu desempenho


Fica difícil saber onde é possível melhorar se você não sabe exatamente onde está errando, certo? É justamente por isso que avaliar o seu desempenho é tão importante. De acordo com as métricas e parâmetros definidos em seu planejamento, você saberá o que precisa ser modificado por não estar de acordo com os seus objetivos.


Pode confiar, se tratando do seu negócio, você não vai querer dar um tiro no escuro. Escolha estar por dentro de tudo, pois só assim será possível conquistar aquilo que deseja.


Em dúvidas sobre como definir uma estratégia de vendas que seja realmente eficaz? Conte com a Mais Resultados Inteligentes.


Siga-nos em nossas mídias sociais:

Facebook: mais.ppg

Instagram: @mais.ppg

0 visualização
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes