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A importância do marketing no agronegócio

O agronegócio é a menina dos olhos de vários empresários, já que este mercado é extremamente lucrativo e está sempre em expansão.
Como em qualquer outro negócio, estratégias de marketing são necessárias. Em nosso artigo, abordamos justamente a importância do marketing neste tão importante setor da economia.
Um mercado que movimenta bilhões
Segundo foi apurado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o faturamento bruto do setor em 2020 pode chegar a R$ 669,7 bilhões, número que representa um crescimento de 9,8% em relação a 2019.
Além disso, o setor é responsável por 22% das riquezas geradas por ano no Brasil, de acordo com relatório divulgado pela CEPA/Exala.
Com isso, o boletim Focus anunciou que o agronegócio tende a ser um dos principais motores da expansão do PIB brasileiro, em uma projeção de avanço entre 2% e 2,5%.
Investir em marketing é essencial
Com números tão positivos e animadores, cabe a cada empresário do setor pensar em como sua produção pode se destacar e tomar a dianteira do mercado.
Por isso, o marketing é um ótimo aliado, já que o mesmo ajuda o negócio a ganhar mais visibilidade.
Grandes empresas do segmento já estão colhendo os frutos deste investimento, como as concessionárias de equipamentos e veículos agrícolas, grandes produtoras de grãos, entre outras.
Veja abaixo algumas das vantagens que uma boa estratégia de marketing pode render ao agronegócio:
Aumento de vendas
A primeira, e consequentemente a vantagem mais esperada pelos empresários, é o aumento de vendas.
Trata-se da velha máxima: quem não é visto não é lembrado.
Meios tradicionais, como TV, rádio e mídias impressas, ou meios digitais, como e-mail marketing e redes sociais, facilitam a projeção da marca e sua fixação na mente de seu público-alvo. Uma comunicação bem-feita, com estratégias bem assertivas de marketing e uma equipe comercial qualificada, com certeza alavancam as vendas e o faturamento de qualquer negócio.
Interação e relacionamento com seu público
Por meio da comunicação cria-se relacionamento. Isso é fundamental na relação empresa e cliente.
Estar em proximidade com quem adquire o seu produto facilita sobremaneira a sua escolha. Ora, uma vez em que há um bom relacionamento, sua marca será a primeira a ser lembrada no processo de decisão de compra.
Desta forma, estar constantemente presente nos meios de comunicação por meio de conteúdos relevantes, publicidade direcionada e usar estes meios como um modo de interação com seu público, torna o seu negócio um referencial para quem procura produtos e serviços de sua natureza.
Além destas vantagens, com o bom uso de todas essas ferramentas, sua marca passa a ser identificada por seu posicionamento. O marketing digital, inclusive, permite segmentar seu público-alvo, mensurar seus resultados e estar ainda mais próximo com seu cliente.
E você? Possui um agronegócio e quer saber mais como utilizar e aproveitar melhor as ferramentas de marketing para o garantir seu sucesso?
Será um prazer conversar mais com você a respeito disso.
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