• Mais

A necessidade de explorar a diversidade na comunicação



Seja sincero, quando a pauta da vez é diversidade na comunicação, até onde sua percepção sobre o tema consegue ir?


Para muitos, falar em diversidade é abordar apenas as diferentes orientações sexuais que existem, sempre dando foco no público LGBTQ+. Para outros, é abrir espaço para uma comunicação que contenha diferentes raças, principalmente a negra.


Sim, podemos dizer que a diversidade busca contemplar esses dois públicos, mas não é, nem de longe, focada apenas nisso. Falar de diversidade na comunicação é falar também sobre empoderamento feminino, pessoas com deficiência vivendo suas vidas de forma natural, sobre as culturas e religiões diversas que temos por aí, ou seja, é, literalmente, abrir espaço para uma comunicação que dá voz àqueles que precisam de voz para mostrarem quem são.


Pensando nisso, hoje falaremos sobre a necessidade de abordar a diversidade na comunicação na hora de transmitir uma imagem muito mais justa e consciente da sua empresa, seja internamente ou externamente.


Continue a leitura!


Repensando o modo de enxergar a diversidade na comunicação


Já ouviu aquela frase “representatividade importa”? Pois é, importa muito. E para facilitar sua linha de raciocínio, tente se lembrar de quantas vezes você olhou determinada comunicação e sentiu que ela realmente retratou a realidade que vivemos.


Por exemplo, pense em quantas vezes um negro foi mostrado como príncipe ou herói em uma história, que um casal LGBTQ+ foi a representação da família feliz em um comercial de margarina, que uma pessoa com deficiência foi retratada em seu dia a dia com normalidade ao invés de sempre aparecer somente na época das Paraolimpíadas, ou que uma mulher ocupou um posto de destaque ao invés de um homem.


Acredite, para quem gerencia uma empresa ou faz parte de uma, saber que ela se preocupa com esses questionamentos antes de comunicar o que quer que seja é imprescindível. Afinal, é cada vez mais necessário adotar abordagens direcionadas que incluam todos os estilos de consumidores, pois muitas vezes alguns são esquecidos e, infelizmente, até mesmo ignorados.


A transformação deve ser interna e, posteriormente, externa


Não se engane como muitas marcas se enganaram. A diversidade na comunicação vai bem além de dar espaço para as “minorias”. Que fique claro: colocamos o termo entre aspas, pois as minorias que citamos aqui são, na verdade, maiorias que devem ser lembradas.


Só para você ter uma ideia, segundo o IBGE, as pessoas com deficiência representam 23,7% dos brasileiros, e raramente temos a chance de ver uma delas estrelando alguma campanha de comunicação. Será por quê? Bom, porque as marcas ainda estão se preocupando com a imagem antes de se preocuparem com a causa propriamente dita.


Adotar uma postura de quem apoia a diversidade é, sem dúvidas, um caminho sem volta. Não dá para dizer que apoia determinado público e deixar o outro de lado, pois uma hora ou outra o consumidor perceberá que tudo não passa de oportunismo.


Afinal de contas, não estamos falando de uma receita de bolo que você segue o passo a passo e tem um bolo no final. Estamos falando de repensar conceitos, quebrar preconceitos e mudar totalmente a forma de enxergar as diversas situações que vivemos.


É por isso que adotar a diversidade dentro da sua empresa é o primeiro passo para querer falar sobre ela com propriedade. Se nenhum dos colaboradores de um negócio for gay, mulher, negro, PCD ou transexual, por exemplo, como esse mesmo negócio poderia colocar no ar uma campanha sobre a necessidade de respeitar as pessoas como elas são?


A mudança deve vir, primeiramente, de dentro. Quando as vivências da sua empresa refletirem a imagem que você quer passar para o público externo, aí sim poderá dizer que é uma defensora e aplicadora da diversidade na comunicação.


E lembre-se sempre: a comunicação que você faz para promover a essência do seu negócio tem, sim, o poder de estimular a construção de um mundo muito mais justo e respeitoso para todas as pessoas, sem distinção.


Quer uma ajuda para colocar em prática uma comunicação que tenha a diversidade como foco? Entre em contato com a gente, nós te ajudaremos nisso e em muito mais.

0 visualização
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes