• Mais

Benchmarking: o que é e como usá-lo a favor do seu negócio



O consumidor tem mudado seus hábitos de consumo não é de hoje. Em razão disso, empresas dos mais diferentes segmentos buscam se adaptar às novas tendências do mercado, e uma delas é a de analisar a concorrência mais de perto para identificar estratégias que melhorem e impulsionem o negócio de uma maneira mais sustentável. Essa prática é o que chamamos de benchmarking.


Capaz de promover melhorias nos processos internos de uma organização, o benchmarking garante competitividade e lucratividade ao seu negócio a longo prazo. Isso acontece, porque monitorar seus concorrentes e empresas que são referências no meio em que você atua é o jeito mais viável de analisar onde você tem acertado e no que pode melhorar para continuar competitivo.


Confira abaixo algumas dicas de como fazer benchmarking para usá-lo a favor do seu negócio:


Identifique seus concorrentes

Antes de querer traçar estratégias para alavancar sua empresa, procure saber o que seus concorrentes e os líderes de mercado estão fazendo de bom. Desta forma, poderá se inspirar e adotar em seu negócio algo parecido ou tão bom quanto.


Identifique o que será comparado

Na hora de fazer benchmarking, entenda que ele consiste, antes de qualquer outra coisa, em elencar o que deverá ser comparado e, com base nisso, traçar um objetivo. Afinal de contas, não basta apenas começar a monitorar as empresas, é preciso se planejar e conseguir informações relevantes após realizar as análises.


Compare

Decidiu o que deverá ser monitorado? Então, é hora de mensurar aquilo que seus concorrentes estão fazendo. Uma boa maneira de fazer isso é utilizando o Facebook, plataforma que permite acompanhar tudo aquilo que a concorrência faz. Assim, você saberá exatamente como agir.


Analise as informações obtidas

Após planejar, comparar e coletar os dados necessários, comece a analisá-los para verificar como sua empresa poderá usá-los em prol do negócio. Mas lembre-se: não se trata de copiar a concorrência, mas se inspirar no que tem dado certo para ela e pensar em boas práticas que podem ser benéficas para a sua empresa.


E aí, pronto para usar o benchmarking a favor do seu negócio? Se gostou deste texto, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos próximos. Até a próxima!


Siga-nos em nossas mídias sociais:

Facebook: /mais.ppg

Instagram: @mais.ppg

19 visualizações
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes