• Mais

Checklist: como colocar no ar uma estratégia efetiva de branding


Você já deve ter lido sobre o que é Branding aqui em nosso blog, além de ter conhecido algumas dicas sobre como fazer a gestão da sua marca. Seguindo essa mesma temática, hoje falaremos sobre como colocar no ar uma estratégia efetiva de branding para fazer reforço de marca perante seus consumidores.

Antes de iniciarmos o checklist, vamos a um exemplo: você já se perguntou como uma marca conseguiu ficar conhecida o suficiente para ser referência no segmento em que atua, mesmo com inúmeros concorrentes prestando serviços semelhantes e até mesmo iguais aos dela?


Caros amigos, a resposta para este questionamento é bem simples: ela tem uma estratégia de branding bem definida e que dá resultados, caso contrário, ela seria apenas um dos concorrentes que não tem tanto espaço de mercado.


Agora, que tal entender sobre como se tornar parte das empresas que trabalham o branding da maneira certa e, por isso, estão acima das outras que não dão tanto valor a isso? Dê uma olhada em nosso checklist abaixo e saiba como.


1. Defina, primeiramente, a persona da sua marca


Após ter em mente qual é o seu propósito e ter definido seu posicionamento, tire um tempo para criar a persona da sua marca. Do que ela gosta? Do que ela não gosta? Quais são suas características físicas? Como ela se comporta? Em resumo, tudo o que faz dela ser uma pessoa com aspirações, objetivos, sonhos etc.


2. Determine como será a linguagem dela nos diferentes meios


Sabendo como sua marca seria se fosse uma pessoa, defina como ela conversaria com seus clientes nos mais diferentes meios. Um tom mais amigo e próximo? Uma linguagem mais séria e formal? Enfim, qual linguagem mais se encaixaria no seu posicionamento.


3. Escolha os canais que melhor se encaixam em sua estratégia


Tendo em mente como seria sua linguagem, estabeleça em quais canais você quer atuar. Apenas no meio online? Somente no meio offline? Outdoor ou redes sociais? Quem sabe os dois? Resumidamente, escolha os meios que você usará para transmitir a sua mensagem, levando em conta onde seu público-alvo mais está presente.


4. Faça com que tudo tenha a cara da sua marca


Ao desenvolver suas comunicações, lembre-se que elas precisam seguir a identidade visual já determinada para a sua marca. Em qualquer meio que seja, ela precisa seguir uma mesma linha de comunicação, afinal, queremos fazer reforço de marca, não o contrário.


5. Defina a periodicidade das comunicações


Encher o seu cliente de comunicações a ponto de incomodá-lo só vai fazer com que você gaste dinheiro à toa. Por meio de um planejamento de comunicação integrada é possível determinar quando, como e onde você deve falar sobre seu produto ou serviço, de modo que as pessoas se sintam atraídas pelo que é vendido.


6. Se mantenha próximo de seus consumidores


Esclareça dúvidas, fale sobre assuntos relevantes, promova eventos que aproximem sua marca do público-alvo e esteja sempre próximo de seus consumidores, marcando presença e mostrando que sua empresa se preocupa com eles.

Ao cumprir os seis itens do checklist aqui apontados, os resultados com certeza virão. E aqui vai uma dica: não queira ser apenas mais uma marca que está ali só por estar. Queira fazer a diferença. Uma estratégia efetiva de branding é capaz de proporcionar isso e muito mais, acredite.


Está sentindo que sua marca não tem atingido os resultados esperados e precisa de alguém que entende de branding para fazer isso por você? Venha tomar um café conosco e conhecer um pouco mais sobre nossos serviços. Teremos prazer em te ajudar.


Siga-nos em nossas mídias sociais:


Facebook: mais.ppg

Instagram: @mais.ppg

0 visualização
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes