• Mais

Como engajar sua equipe para otimizar resultados



Ter uma equipe desmotivada é se arriscar o suficiente a ponto de perder tudo o que você alcançou e foi evoluindo ao longo do tempo. Isso acontece, pois seus colaboradores são os responsáveis por lidar diretamente com o público, seja ele o consumidor final ou um fornecedor, por exemplo.


Manter uma equipe engajada, disposta a fazer mais pela empresa, focada em resultados e feliz com o ambiente de trabalho exige muita dedicação por parte dos gestores, mas é algo necessário para empresas que querem continuar atingindo bons níveis de satisfação ao sair do ambiente interno para o externo.


Então, talvez a pergunta que você esteja fazendo neste momento seja “Como fazer isso?”. Acalme-se, iremos respondê-la no decorrer deste texto, por meio de dicas para manter sua equipe engajada.


5 dicas para manter sua equipe engajada


Para ter uma equipe engajada você precisa ter noção de que não basta apenas dar um aumento de salário ou algo do tipo, pois vai muito além disso. São necessárias iniciativas mais complexas do que simplesmente criar uma campanha de motivação, por exemplo.


Abaixo, separamos 5 dicas que irão te ajudar nesse processo. Confira:


1) Contrate as pessoas certas


De nada adianta contratar um profissional com um currículo excelente e inúmeras experiências se ele não tiver uma personalidade que seja parecida com a da sua empresa. Na primeira oportunidade, ele sairá por não se encaixar no processo ou você terá de tomar medidas para resolver os atritos que surgirem. Antes de contratar, estude a pessoa.


2) Defina metas


Ter metas bem alinhadas e de acordo com a realidade da empresa é uma boa forma de engajar a equipe, afinal de contas, todos saberão para onde cada um deve ir e seguirão juntos, em parceria, rumo a um mesmo objetivo. Contudo, não se engane: determinar metas mirabolantes, difíceis de alcançar e com prazos inatingíveis não te ajudará em absolutamente nada. Seja sempre realista.


3) Elogie em público, corrija em particular


Tenha momentos para comemorar com sua equipe os bons resultados que estão sendo alcançados, pois momentos agradáveis ficam na memória e contribuem para que seus colaboradores trabalhem mais motivados. Entretanto, caso um membro da equipe não esteja em sintonia com os demais, converse com ele em particular e procure resolver o problema sem constrangê-lo.


4) Aposte na gamificação


Uma boa técnica para motivar seus funcionários é utilizando elementos lúdicos capazes de tornar as tarefas do dia a dia mais desafiadoras, porém de um jeito divertido. Caso queira adotar esse processo, lembre-se de definir bem os objetivos a serem alcançados, use elementos para representar os avanços (troféus, medalhas, pontuações etc.) e recompense os ganhadores de forma a motivar aqueles que não chegaram ao topo.


5) Invista em capacitações


Dar a chance do seu colaborador melhorar e crescer também é uma forma de ter uma equipe engajada. Ao mostrar que você se importa com seu crescimento e quer facilitar o caminho dele para que possa desempenhar melhor o trabalho que exerce, você abre espaço para um time mais disposto a fazer a diferença em sua empresa.


Curtiu este texto? Deixe seu comentário e aproveite para compartilhá-lo com seus amigos, sua equipe e até mesmo o seu gestor, com o intuito de ajudá-lo a melhorar o engajamento da equipe.


Siga-nos em nossas mídias sociais:

Facebook: mais.ppg

Instagram: @mais.ppg


16 visualizações
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes