• Mais

Comunicação na pandemia: como as empresas devem se portar?




Estamos juntos, mesmo que distantes. Talvez esta seja a frase mais dita ultimamente, seja por pessoas que estão apoiando e se solidarizando com o momento, ou por empresas que estão tentando mostrar sua voz a qualquer custo durante um cenário que é, sem dúvidas, atípico de tudo o que vivemos nos últimos anos.


O ano de 2020 começou de um jeito que ninguém poderia imaginar. Com o surgimento e avanço do novo coronavírus, causador da COVID-19, os mais variados segmentos tiveram que se reinventar para continuarem existindo. Alguns têm acertado, outros têm errado, e também existem aqueles que ainda estão perdidos o bastante para não saberem nem para qual lado ir.


Você, empreendedor ou gestor de alguma área, já parou para analisar se sua comunicação tem sido eficaz para acompanhar o cenário atual? Caso a resposta seja não, continue lendo este texto. Se a resposta for sim, também vale a pena continuar a leitura para ficar por dentro de dicas essenciais para saber como lidar com este momento.


Vamos lá?


Quer causar impacto? Muita calma nessa hora!


Há muitas maneiras de impactar o consumidor final, mas em razão do cenário atual, além de existirem diversas formas de chamar atenção, existem também os jeitos certos de fazer isso. É um momento delicado, que demanda muito mais cuidado ao divulgar o que quer que seja.


Imagine a seguinte situação: uma pessoa, por estar mais em casa devido ao isolamento social, tem passando muito mais tempo online do que passaria antes em sua rotina normal. Ao navegar pelas redes sociais, uma enxurrada de publicações te salta aos olhos, e ao invés de se sentir à vontade, ela acaba se sentindo desconfortável pela quantidade de informações que recebeu.


O que era para impactar, acabou afastando. E se aquela pessoa gostava de uma determinada marca, pode mudar sua visão sobre ela ao analisar como a mesma está se comportando durante a pandemia.


O que importa agora não é quantidade, mas sim qualidade para informar, mostrar apoio e encantar o cliente.


5 maneiras de comunicar durante a pandemia


  1. Procure manter a positividade: o momento já é delicado, mas sua comunicação não precisa ser. Por mais que o intuito seja vender seus produtos ou serviços, separar parte das suas postagens para compartilhar boas notícias, incentivar medidas de segurança ou abrir espaço para falar sobre o tema te ajudará a ficar mais próximo do seu cliente de um jeito despretensioso, demonstrando que seu intuito não é apenas vender para ele, mas estar ao lado dele.

  2. Prefira chamadas honestas: não há nada de errado em querer chamar a atenção do seu público, mas faça isso com sabedoria. A honestidade, ainda mais em um período de crise, é a melhor escolha para fornecer às pessoas informações confiáveis ao invés de informações irrelevantes.

  3. Mostre disponibilidade em ajudar: se está difícil para você, procure se lembrar que também não está nada fácil para outras pessoas. Todos estão no mesmo barco, encontrando novas formas para enfrentar o momento. Pensando nisso, procure adotar alternativas para encantar ainda mais o seu cliente, mostrando que está pronto para ajudá-lo e garantindo que ele fique satisfeito com o seu atendimento.

  4. Priorize a qualidade: assim como falamos em um trecho anterior, o cenário atual pede qualidade, não quantidade. Publicar uma série de conteúdos que não agregam em nada só para marcar presença é dar um tiro no pé. Se for para falar sobre a COVID-19, prefira produzir um material mais aprofundado, com medidas de segurança relevantes, e não um amontoado de conteúdos que mais atrapalham do que ajudam.

  5. Não perca o foco: a situação pode até ter mudado, mas o seu foco precisa continuar o mesmo. Procure priorizar o bem-estar de seus clientes, e produza conteúdos que sejam relevantes para eles, mas sempre levando em consideração o momento que estamos vivendo. Vender deve ser um dos objetivos, mas não pode ser o principal. Construir um bom relacionamento com o seu público vai muito além de concretizar uma venda.


Pronto para colocar em prática as dicas que mencionamos neste texto? Seu negócio não precisa sair prejudicado durante a pandemia. Na verdade, este é um bom momento para se aproximar mais de seus clientes para criar um vínculo mais profundo com eles, demonstrando apoio e parceria em qualquer situação.


Ah, se você quiser uma ajuda para colocar uma comunicação estratégica em prática e que também esteja de acordo com o cenário atual, conte com a gente.


Você pode solicitar atendimento pelas nossas mídias sociais:


Facebook: @mais.ppg

Instagram: @mais.ppg

LinkedIn: @maisresultados

0 visualização
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes