Mais
Golden Circle: uma ferramenta para grandes propósitos

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.”
– Simon Sinek
É com esta frase que iniciamos o nosso texto de hoje, pois representa de forma fiel a essência do Golden Circle (Círculo Dourado). Este, por sua vez, tem sido cada vez mais utilizado para melhorar a atuação das empresas em seus segmentos de atuação.
Ao implantar a metodologia do Golden Circle, a oportunidade de ter um grande diferencial na empresa se torna mais real, e possibilita que o negócio se torne mais competitivo perante seus concorrentes.
Quer entender o motivo de alguns líderes e organizações serem capazes de inspirar seus consumidores e colaboradores a ponto de se tornarem fiéis?
Continue a leitura e descubra!
O que é o Golden Circle?
Resumidamente, o Golden Circle pode ser definido como uma forma inovadora de pensar, agir e comunicar.
Simon Sinek explica que todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem explicar como fazem, mas poucas sabem o porquê estão fazendo. Isso é o que diferencia as empresas que lideram o mercado das outras que ainda não encontraram seu lugar ao sol.
Elas começam pelo “porquê” para só então chegar no “o quê”, ou seja, passam a existir a partir de um propósito.
Qual a importância do Golden Circle?
Para uma empresa, ter um propósito claramente definido e conseguir transmiti-lo aos seus consumidores de modo eficaz é a única maneira de estabelecer uma conexão direta e mais profunda com eles.
Quando isso acontece, as pessoas passam a consumir determinado produto ou serviço não somente porque precisam, mas levando em consideração a imagem que possuem sobre o que a empresa pensa e faz. Logicamente, isso proporciona inúmeros benefícios para um negócio.
Quando pensamos em marcas como Coca-Cola, Apple, Disney e Nike, percebemos que elas têm um diferencial em comum: por meio de suas formas de se comunicar com o público, criaram um vínculo emocional que dificilmente será quebrado ou esquecido.
Essas empresas saíram do lugar comum para ocupar um lugar de relevância na mente do consumidor, reforçando a eficácia que há por trás do conceito do Golden Circle.
Como aplicar o Golden Circle em um negócio?
Agora que você já entende o que é o Golden Circle e a importância que ele tem para uma marca, chegou a hora de saber como colocá-lo em prática.
Basicamente, ele é composto por três esferas colocadas uma dentro da outra. Indo da maior para a menor, referem-se aos seguintes questionamentos: o quê? Como? Por quê?

Por quê?
É fundamental começar pelo porquê. Afinal, estamos falando da principal lição do Golden Circle. De forma simples, podemos dizer que o porquê é o propósito da empresa, aquilo que justifica sua razão de existir. Após defini-lo, todas as comunicações a serem feitas devem ter o propósito como base.
Como?
Na segunda esfera, temos o como. Aqui, a empresa precisa definir o que ela deverá fazer para atingir o seu propósito. O como está diretamente relacionado à proposta de valor do negócio, ou seja, o diferencial único que o torna diferente dos demais.
O quê?
Nesta esfera, que deve vir como terceira posição, a empresa precisa definir exatamente o que faz ou vende, de modo mais pragmático do que emocional. Por mais que seja uma etapa simples, é fundamental. Afinal, se você não souber ao menos o que faz, o problema é mais complicado do que aparenta.
E aí, pronto para colocar em prática essa valiosa ferramenta para grandes propósitos? Sua empresa, para se destacar diante das outras, precisa adotar o Golden Circle o quanto antes.
A Mais Resultados Inteligentes se coloca à disposição para te ajudar na construção do seu propósito de marca.
Basta entrar em contato por um de nossos canais abaixo:
Facebook: @mais.ppg
Instagram: @mais.ppg
LinkedIn: @maiscomunicacao
Até a próxima! ;)