• Mais

Inbound e Outbound Marketing: afinal, o que são?




Pode ser que você já tenha se deparado com o termo inbound marketing. Ou talvez outbound marketing. Seja como for, ambas as expressões referem-se a estratégias comunicacionais e geram algumas dúvidas e debates calorosos sobre qual é a melhor, ou qual utilizar em determinado momento.

Deu um nó na cabeça? Não se preocupe, pois a nossa função é explicar pra você e esclarecer as suas dúvidas.

Boa leitura!


O mercado em constante evolução

Ao pararmos pra pensar, antigamente não tínhamos tanta opção como hoje. Não havia o poder de escolha que detemos nos dias atuais.

Quando ia passar um filme que há muito tempo você quisesse assistir, o negócio era ficar atento para não perder o horário da TV. Seriados naquele tempo? Uma vez por semana, sem choro. E se perdesse, azar.

Atualmente, tudo está ao nosso controle quando se trata do que consumir: seja um filme, uma série, a discografia completa de seu artista favorito, enfim, uma infinidade de coisas. Com a comunicação não é diferente.

No passado, consumiam-se apenas as mídias tradicionais de publicidade: TV, outdoor, panfletos, rádio etc. Hoje, há uma vasta possibilidade de se escolher o formato, e ele pode ser consumido pelas pessoas a qualquer hora, 24 horas por dia.


Analisando cada uma

Enquanto o outbound marketing lida com as mídias tradicionais, o inbound se faz presente nos meios digitais. Existe um melhor do que o outro? Isso depende muito.

Assim como em qualquer estratégia de marketing que se preze, o anunciante precisa entender onde está o seu público e qual o seu comportamento.

Não basta criar um super anúncio nas mídias sociais se o seu público não tem costume de navegar na rede. Do mesmo modo, de que adianta criar uma propaganda mega produzida no horário da novela das nove se o potencial comprador de sua marca só se importa com jogos de videogame e cultura geek? Além disso, há o encontro dos dois mundos: são diversos os produtos que podem contar com a comunicação integrada, sem distinção de on e off. Neste caso, ambas comunicações devem servir como complemento uma da outra.

Agora, entenda melhor o que é cada uma delas.


  • Outbound Marketing

Algumas pessoas o enxergam como uma forma ultrapassada de comunicação. Este é um engano que sua empresa não pode cometer.

No entanto, para atrair a atenção de seu público, é fundamental que o conteúdo seja de destaque e relevante, mas, principalmente, que os esforços sejam investidos em quem realmente irá ser atingido e impactado por ele.

Para isso, a representação idealizada de seu cliente pode ajudar bastante em uma construção assertiva de comunicação. Por meio das personas, tema que abordamos neste artigo, se traduzem as personalidades de seu público enquanto marca, sendo fundamental para estabelecer a linguagem correta na abordagem.

Em suma, outbound marketing é a forma tradicional de comunicação.


  • Inbound Marketing

De acordo com Milena Mancini, especialista em marketing digital do SEBRAE, 93% das compras atuais começam com uma busca pela internet.

Dessa maneira, se fazem necessários a atualização e o entendimento desse poderoso ambiente que é o virtual.

A vantagem do inbound marketing é a possibilidade de um levantamento de dados pós-comunicação mais confiável, pois suas ferramentas permitem mensurar os resultados de cada ação. Além disso, cria-se uma rede de relacionamentos mais próxima com o cliente.

Entre as técnicas e materiais do inbound, podemos citar:


- E-mail marketing

- CTA (Call to Action, ou chamada para a ação em português)

-Palavras-chaves

- SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca)

- Redes sociais

- Landing pages

- Entre outros


Ficou mais clara a diferença entre outbound e inbound marketing? Sabe qual é a melhor para a sua empresa? As duas, talvez?

Na dúvida, entre em contato com a gente. Estamos aqui para ajudá-lo no que for preciso.


Facebook:@mais.ppg

Instagram: @mais.ppg

LinkedIn:@maiscomunicacao

20 visualizações
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 99280 – 0068

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes