• Mais

Inteligência Artificial: entenda sua importância


No passado, era apenas história de ficção científica. Máquinas e sistemas operacionais inteligentes, aplicativos para toda e qualquer situação, robótica com funções humanoides. São inúmeros os exemplos de atuação da Inteligência Artificial (IA).


Hoje, a IA é tão comum que é praticamente impossível deixá-la de fora de nosso dia a dia. Neste artigo, abordamos os impactos e a importância da Inteligência Artificial em nossas atividades cotidianas.


Boa leitura!


Cada vez mais presente


A um primeiro olhar, apenas mencionando o termo “Inteligência Artificial”, parece ser algo distante, futurista. Ledo engano.


Ela está presente nos mais diversos dispositivos. Inclusive, neste exato momento, você deve estar lendo estas palavras justamente em um dispositivo que conta com Inteligência Artificial.


Sabe aquela já popular pesquisa no Google que seu celular disponibiliza por comando de voz? Sim, trata-se de uma Inteligência Artificial simples, porém muito útil. Mas, afinal, em que se baseiam os princípios da Inteligência Artificial?


O conceito da IA


Basicamente, trata-se de uma tecnologia que imita o processo humano, em aprendizagem e tomada de decisões. Baseia-se em dados e previsões por meio de machine learning (que, em suma, é o processo de aprendizagem da máquina) e outros processos tecnológicos.


Um ótimo exemplo é a Internet das Coisas (Internet of Things, ou simples IoT), cujo objetivo é conectar objetos corriqueiros do dia a dia à internet. Logo, é cada vez mais comum observarmos eletrodomésticos – sua casa, possivelmente, tem uma Smart TV – que estão conectados por meio desta Inteligência Artificial.


E isto é apenas a superfície: há casas inteiras com sistemas de IoT, chamada de Casas Inteligentes, em que você pode abrir um portão, ligar um som, TV, ou até ar-condicionado a distância, por meio de um simples comando de voz. É a Inteligência Artificial utilizada na prática.


Como a Inteligência Artificial pode ajudar sua empresa?


Diversas são as vantagens da IA no mundo corporativo. Abaixo, listamos algumas:


· Aumento da produtividade


De acordo com estudos realizados pela Accenture, a Inteligência Artificial irá contribuir com um aumento de até 40% na produtividade das empresas até o ano de 2035.


· Redução de erros nos processos


Os erros humanos são reduzidos, aumentando a agilidade nos processos, e, consequentemente, a lucratividade. Entre os exemplos, podemos citar análise de materiais específicos, traduções, ordem de vendas etc.


· Melhoria no relacionamento com o cliente


Os chatbots, ou assistentes virtuais, são mensagens instantâneas em resposta a alguma solicitação do cliente, que diminuem a espera por um atendimento, facilitam o andamento de uma chamada e reduzem a necessidade de pessoal nos postos de trabalho.


· Cruzamento de informações


Os sistemas coletam informações de seus clientes por meio de Inteligência Artificial, processo que auxilia o atendimento, tornando o mesmo mais eficaz e assertivo. Da mesma forma, ajudam a identificar o padrão de comportamento dos consumidores devido à definição de perfis. Essa técnica está intimamente ligada às famosas sugestões de compras e promoções na internet.


Estas são algumas das vantagens proporcionadas pela Inteligência Artificial no mundo corporativo. Listamos as que mais se relacionam com os clientes, mas é claro que há diversas outras formas de benefícios quanto a sua utilização.


Você quer saber mais sobre elas?


Entre em contato com a gente e vamos conversar. É sempre um prazer trocar dicas com você.

0 visualização
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes