• Mais

Método Canvas: um aliado para o desenvolvimento do seu negócio



Todo mundo sabe o quanto criar valor para um negócio ou empreender uma nova ideia não são tarefas fáceis. São várias etapas, setores e processos que precisam caminhar numa mesma direção para que seja possível alcançar resultados progressivos e de maneira alinhada. Para que isso aconteça com mais facilidade, o gestor precisa ter o que chamamos de visão holística, tendo domínio de tudo o que acontece em todas as partes do negócio.


É justamente aí que entra o nosso tema de hoje: o Business Model Canvas, uma ferramenta que reúne os principais elementos de gestão em um mesmo campo de visão, facilitando, e muito, a forma como tudo deverá funcionar dentro de uma empresa.


O que é o Método Canvas?


O Método Canvas (também intitulado como Business Model Canvas) é uma ferramenta de planejamento estratégico que se destaca por ser uma forma ágil e prática de visualizar um negócio em um quadro, folha de papel ou aplicativo de edição. Sua proposta é a de pensar diferente, de ler o plano de negócios de um jeito mais fácil, direto e eficaz.


Ele é baseado em 9 elementos essenciais para o funcionamento do negócio, sendo:


1. Proposta de valor: qual é o motivo para que os clientes comprem seus produtos ou serviços?

2. Segmento de clientes: quem são os clientes?

3. Canais: como seus produtos ou serviços irão chegar até os clientes?

4. Relacionamento com clientes: como conquistar o cliente e ter um relacionamento para ampliar suas vendas?

5. Receitas: quanto e como os clientes irão pagar pelo que vai ser oferecido?

6. Recursos principais: quais são os recursos necessários para fazer o negócio funcionar?

7. Atividades principais: quais são as ações necessárias para realizar a proposta de valor?

8. Parceiros principais: quais são os fornecedores e outros atores que irão apoiar a realização da proposta de valor?

9. Estrutura de custos: quanto vai ser gasto na realização da proposta de valor e quais os custos envolvidos para a operação do negócio?


Por que é importante implementá-lo na organização?


O Canvas contribui como um facilitador. Ao invés de ter que lidar com diversas páginas de documentos, a visualização do quadro completo da organização contribui para que o processo de entendimento seja agilizado, estimulando até mesmo que os sócios ou colaboradores participem do preenchimento.

Além disso, com base na visualização clara dos principais componentes do modelo de negócios, o gestor consegue ter uma visão mais estratégica de ações que podem ser implementadas, com o intuito de melhorar o desempenho da empresa e facilitar que a proposta de valor seja entregue com assertividade ao público-alvo.


Que tal implementar o Método Canvas no seu negócio? A Mais Resultados Inteligentes tem experiência no assunto e pode te ajudar nisso, basta entrar em contato.


Para mais informações:


Facebook e Instagram: @mais.ppg

E-mail: mais@mais.ppg.br

Telefone: (34) 3236-6800

16 visualizações
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 99280 – 0068

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes