top of page
  • Foto do escritorMais

Metodologia Ágil: o que é e como funciona


Seu negócio ainda está preso a processos pouco flexíveis e ultrapassados? Se a resposta for sim e até mesmo se for não, está passando da hora de você conhecer a Metodologia Ágil, solução que promete facilitar o desenvolvimento dos seus projetos para acelerar a entrega de valor.


Quer entender mais sobre esse método de trabalho? Continue a leitura e saiba tudo sobre ele.


O que é a Metodologia Ágil?


Podemos afirmar que a Metodologia Ágil é um verdadeiro presente da indústria de software para todo o universo da gestão. Trata-se de uma filosofia que propõe novas formas de enxergar a gestão tradicional de projetos, visando aprimorar o processo de desenvolvimento de um serviço ou produto.


Seu principal objetivo é fazer entregas com mais rapidez e com maior frequência, adaptando as etapas de acordo com as necessidades do cliente. É uma abordagem inovadora, e por isso proporciona mais agilidade no fluxo de trabalho, contribuindo para que o sucesso do projeto seja alcançado.


Quer um exemplo? Imagine que você é professor e dá aulas toda terça e quinta em uma instituição de ensino. Por um imprevisto, seu carro estragou e ficará 2 semanas no mecânico. O que fazer? Sentar e esperar que ele fique pronto para só então ir ao trabalho ou optar por pedir um Uber durante esses dias até que o conserto seja finalizado?


Obviamente, você deve ter escolhido a segunda opção, pois prefere honrar com seus compromissos do que ficar parado esperando uma solução para o seu problema. A Metodologia Ágil funciona exatamente assim: ao invés de esperar que o projeto seja todo finalizado e entregue ao cliente, o mesmo é dividido em etapas e, de acordo com suas finalizações, elas são entregues para que já sejam utilizadas, até que o projeto esteja completo.


Conheça o Manifesto Ágil


Antigamente, os projetos eram feitos com a metodologia Cascata, ou seja, uma etapa só era iniciada quando outra havia sido concluída, e isso acabava deixando o processo demorado demais. Com o intuito de dar mais flexibilidade a esse modelo, em 2001, uma equipe de 17 programadores criou o Manifesto Ágil.


Nele, a rapidez e a leveza são prioridades. Além disso, é composto por quatro valores fundamentais:


  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;

  • Software funcionando acima de documentação abrangente;

  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos;

  • Resposta às transformações/mudanças mais do que seguir um plano.


Quais as metodologias ágeis mais utilizadas?


A Metodologia Ágil é composta por diversos tipos, que são denominados como frameworks. Uma grande parte dos profissionais limitam as opções ao Scrum, mas ele é apenas uma das opções existentes. Confira algumas abaixo:


Scrum


Por ser o mais conhecido, começaremos por ele. O Scrum é uma Metodologia Ágil para planejamento e gerenciamento de projetos, onde cada projeto é dividido em ciclos, na maioria das vezes mensais, conhecidos como sprints. Por meio de um intervalo ou time box (caixa de tempo), um conjunto de atividades deve ser realizado.


Kanban


O termo significa “cartão” ou “sinalização”. Consiste em usar cartões – ou post-it, caixas vazias, quadros, luzes etc. – para indicar, de forma visível e intuitiva, qual é o status das etapas do processo ou do fluxo de produção em companhias que trabalham com fabricação em série. Por meio dele é possível identificar gargalos mais facilmente e, consequentemente, resolvê-los.


Lean


Esta metodologia ágil é ideal para situações em que o objetivo seja reduzir custos, aumentar a produtividade, compartilhar informações e conquistar melhorias contínuas. Funciona muito bem em startups e no mercado fabril, pois um de seus focos é no Minimum Viable Product, ou MVP, que significa a menor produção possível.


Para finalizar, podemos concluir o quanto a Metodologia Ágil está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia de diversas empresas. E, assim como deu para perceber, ela é composta por métodos de trabalho práticos e fáceis de usar.


E aí, pronto para adotar uma destas estratégias em sua empresa? Caso queira implantar ou apenas bater um papo sobre o assunto, entre em contato com a gente.


Até a próxima! 😄

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page