• Mais

O poder do Marketing de Oportunidade



Você já ouviu o termo “viralizar”?

A palavra é derivada de vírus, algo que se espalha e se propaga em grandes proporções.

Mas o que isso tem a ver com o tema de nosso artigo? Tudo!

Esta é uma ótima maneira de começar a explicar o poder do Marketing de Oportunidade.


A internet como ferramenta de propagação


Atualmente, é praticamente impossível imaginar um mundo sem internet. Tudo o que você possa imaginar está presente na web.


Mais ainda: o que, há alguns anos atrás, era limitado apenas a computadores de mesa, hoje está em todo o lugar: tablets, notebooks, smartphones etc. A lista de dispositivos é enorme e comprova um fato: estamos conectados basicamente 24 horas por dia.


Isto posto, chegamos à conclusão que as informações estão chegando às nossas mãos o tempo todo.

Dentre tantas informações, há aquelas que se destacam: a final do campeonato de futebol, a nova edição daquele reality show famoso ou a mais fervente discussão política.


Tudo, absolutamente tudo que gera destaque ou até mesmo controvérsia, é motivo para que as pessoas comentem, compartilhem, coloquem seu ponto de vista e propaguem como se fosse um vírus. É o efeito viral que dissemos no começo deste texto.


Dessa forma, geram-se os trending topics, os assuntos mais comentados e badalados do momento.


Como o marketing pode se aproveitar disso?


A sua marca pode utilizar um tema de grande repercussão e adaptar à sua linguagem. Esta é uma excelente de maneira de estreitar ainda mais o seu contato com o cliente e mostrar que a empresa está conectada aos principais assuntos do momento.


Quando bem utilizado, o Marketing de Oportunidade (termo utilizado justamente por se aproveitar de uma oportunidade do momento) ajuda a promover sua marca, aumentar sua audiência, e gerar melhores resultados durante determinados períodos.


No entanto, não se deve jamais abrir mão do bom senso. Certos assuntos podem não condizer com os valores de seus consumidores, e esta estratégia pode se tornar prejudicial à sua imagem. O importante é, acima de tudo, conhecer seu público-alvo e aproveitar o timing para conseguir transformar essas tendências em uma linguagem que gere empatia com as pessoas, criando vantagens competitivas no mercado.


Um ótimo exemplo recente de Marketing de Oportunidade foi durante a estreia de uma nova temporada da série Stranger Things pelo serviço de streaming Netflix. Na ocasião, foram veiculados diversos vídeos que mostravam como eram os anos 80, tanto no Brasil quanto no mundo, com diversas referências à cultura pop, hábitos da população e lendas da época. Como é sabido, a série é um grande sucesso e tudo relacionado a ela gera bastante burburinho.


E você? Conhece mais algum exemplo que pode ser visto como Marketing de Oportunidade?


Caso queira se aprofundar mais neste assunto, entre em contato com a gente.


A troca de ideias com você é sempre um prazer!

0 visualização
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes