• Mais

Por dentro da agência: direção de arte




Dar forma às ideias: esta é uma boa definição da função do diretor de arte.

Cores, formatos, tamanhos, imagens etc. Tudo isso faz parte dos ingredientes que os nossos especialistas do layout utilizam no preparo das mais belas peças de criação.

Mas vai muito além. Você quer saber mais como aquela peça publicitária saltou aos seus olhos e fez você se apaixonar por uma marca?

Continue a leitura e descubra!

Não é só bonito, também é conceitual

Você está caminhando por uma rua quando vê um outdoor que te chama a atenção. Ele te conquistou de tal forma que você passa a observá-lo melhor. Percebe seus traços, suas imagens, e sua mensagem. De repente, se convence de que aquilo é exatamente o que precisava, mas não havia se decidido se aquele era o momento ou não para adquirir tal produto. Bem, esta dúvida não existe mais.

Nós temos algumas explicações para este fenômeno.

Tal como uma pessoa bonita e cheia de estilo te atraiu na balada pela sua aparência, assim foi num primeiro momento com este outdoor. Você se sentiu tentado a conhecer melhor aquela figura que despertou em si tamanho interesse. “Nossa, como é bonito (a). Vou me aproximar para tentar conhecê-lo (a) melhor.” Iniciou-se então o jogo da sedução.

Então, você se aproxima para conhecer melhor. Neste ponto, rola uma conversa. A atração pode esquentar ou esfriar de vez. “Será que o papo vai ser bom? Ele (a) tem algo que me atraia além daquele olhar sedutor?” E aí, percebe que os dois têm muito em comum: nada de “você vem sempre aqui?”, como muitos fazem. Acontece algo diferente, uma química entre ambos. Este é o começo de um relacionamento.

Veja bem: este relacionamento poderia ter terminado na primeira mensagem entendida pela outra pessoa. A princípio, foi comunicada apenas a beleza, mas o que fisgou os corações foi justamente a ideia transmitida. No caso do outdoor, nossa peça em questão, o conceito transmitido. Conceito este presente em cada detalhe de uma direção de arte bem feita.

Em suma, o diretor de arte não fez aquele layout porque aquelas cores simplesmente o agradaram, ou porque “ficou da hora”. Ele o criou embasado em conceitos que fazem parte da identidade da marca. Identidade esta que conversa a linguagem de seu público-alvo, suas dores e necessidades, daí o sucesso da empreitada.

A dupla dinâmica da Criação

De forma prévia, o diretor de arte, juntamente com o redator, avaliam as melhores ideias baseadas no briefing colhido pelo atendimento da agência. A partir daí, acontece o processo de brainstorming, ou tempestade de ideias, em que ambos unem seus conhecimentos para atender a demanda conforme o posicionamento da marca. Após este processo, são criados os textos, como slogan e conteúdo geral, pelo redator, e a parte gráfica, como imagens, cores e outros elementos visuais pelo diretor de arte. Essa dobradinha de profissionais é conhecida como dupla de criação.

Com as ideias em mãos, o diretor de arte busca as melhores maneiras de transformar aquelas ideias em algo visual que seja fiel à proposta de valor do cliente. Tudo deve obedecer a critérios estabelecidos previamente como manual de marca, posicionamento de marca e público-alvo.

Ou seja, nada do que se vê em uma peça publicitária é por acaso: tudo é derivado de estudo e conhecimento técnico dos envolvidos em sua execução.

Tanto no digital, quanto no off

Cada ambiente de comunicação tem suas características. Por exemplo: um conteúdo patrocinado na internet tem suas especificidades quanto ao que pode ou não ser aceito dentro da comunicação. Assim também é no ambiente tradicional. Ora, um outdoor não pode conter a mesma quantidade de informações que um e-mail marketing.

Todavia, mesmo em ambientes tão distintos, é fundamental que essas peças conversem entre si de maneira integrada, pois uma serve de reforço da outra, e, juntas, compõem uma campanha.

O diretor de arte tem conhecimento para sintetizar cada peça em seus devidos formatos de modo a atender uma necessidade específica do cliente.

Além disso, ele possui a expertise do manual de marca. Caso ainda não exista um, ele também tem o conhecimento para criá-lo, contanto que haja um briefing bem apurado para isso. O logo e outros elementos de uma marca também são atribuídos ao diretor de arte, que, com as informações prévias obtidas do cliente, desenvolve um ícone único que irá representar uma empresa por vários anos, tornando-a reconhecida em qualquer lugar.

Seja na criação de um logo, no manual de marca, ou no desenvolvimento das peças de uma campanha, o diretor de arte é o profissional que faz as ideias terem uma aparência, forma, identidade, e - por que não? - sentimento.

Este profissional tão importante está presente em cada peça desenvolvida pela Mais Resultados Inteligentes. Você quer saber mais sobre ele e outras curiosidades de uma agência de publicidade? Dá uma conferida em nossas páginas nas redes sociais.

Facebook: @mais.ppg

Instagram: @mais.ppg

LinkedIn: @maiscomunicacao

É sempre um prazer trocar ideia com você. Afinal, a publicidade é feita a partir disso: ideias.

Até a próxima!

10 visualizações
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 99280 – 0068

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes