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Por dentro da agência: entendendo a área de redação




Sabe aquele jingle que não sai da sua cabeça, o comercial que sempre te emociona ou até mesmo um outdoor que você ficou encantado enquanto passava por ele? Por trás de tudo isso, com toda certeza existe um redator publicitário.

Dando continuidade à nossa série que aborda sobre como são as áreas por dentro da agência, hoje falaremos sobre aquela que dá vida à comunicação, e transforma, por meio de suas palavras, uma simples faísca em algo incrível.

Tem uma empresa e quer entender como sua campanha começa a tomar forma, ou é estudante/atuante na área e acha que essa profissão tem tudo a ver com você?

Então, vem com a gente.

Quem é o redator dentro de uma agência de publicidade?

Sem sombra de dúvida, o redator é aquele que esbanja criatividade. Por mais que muita gente afirme que sua dupla de criação seja o diretor de arte, podemos afirmar que esse profissional também exerce suas funções integrado com todas as outras áreas da agência para que o job dê certo.

Enquanto o planejamento define estratégias, ações e suas potenciais variáveis que nortearão a criação das peças publicitárias, o redator é o responsável por executar tudo aquilo que foi proposto, e sem ele dificilmente uma comunicação seria capaz de transmitir sua mensagem de modo eficaz.

Para aqueles que pensam que um redator só escreve, estão enganados. Ele une suas ideias ao que foi levantado pelo planejamento, desenhando com palavras o caminho a ser percorrido pelo diretor de arte para que uma campanha saia do papel.

Por isso, não é à toa que a redação publicitária pode ser vista em todas as mídias de propaganda, como em:

· Anúncios de jornais e revistas;

· Busdoors e outdoors;

· Slogan de uma marca;

· Banners, flyers e folders;

· Roteiros de comerciais para TV;

· Roteiros para spots de rádio;

· Jingles dos mais diversos tipos;

· Textos para blogs e redes sociais;

· Entre outras possibilidades.

O redator e seus poderes mágicos

Aqui, os poderes mágicos também podem ser entendidos como habilidades que o redator batalhou muito para alcançar. Por mais que algumas pessoas possuam o dom da escrita, um redator é aquele que vai se moldando e aprendendo técnicas para persuadir, transmitir algo com criatividade, informar para atrair, ou seja, algo publicitário.

Ao aprender a fazer isso, ele acaba conquistando algumas habilidades essenciais, como:

· Faz bom uso da Língua Portuguesa: afinal, estamos falando de sua principal ferramenta de trabalho. Sem ela, a profissão de um redator nem mesmo existiria.

· Tem capacidade de articulação: independentemente do tema, o redator tem uma habilidade nata de se adaptar e escrever sobre o que for preciso.

· Possui técnica: nem só de belos textos vive um redator. Ele também está a par de técnicas específicas tanto do meio on-line quanto do off-line, como técnicas de SEO, quantidade certa de texto para cada canal, regras para escrever um bom conteúdo etc.

· Se adapta facilmente: além de saber como escrever, um redator sabe para quem escrever. Para isso, adapta com facilidade a linguagem utilizada de acordo com o cliente em questão.

Dando asas à criatividade

O processo de criação de um texto que seja envolvente o bastante para encantar as pessoas é algo muito individual. Cada redator tem seu modo de deixar aflorar suas ideias mais loucas até chegar a um resultado ideal que tenha a ver com o negócio do cliente, mas também surpreenda positivamente novos públicos.

Existem os redatores que adoram ouvir uma boa música enquanto escrevem, outros que não abrem mão do silêncio, uns que só precisam de uma boa xícara de café e alguns que fazem um combo de tudo isso e a cada momento agem da forma que mais combina com a situação.

E agora, dando foco no que chamam de “dupla de criação”, o momento em que redator e diretor de arte trocam ideias é fundamental para que o job alcance as expectativas. Enquanto um escreve, o outro dá a forma.

O resultado? Uma campanha ou peça que encanta e atinge os objetivos de comunicação que foram delimitados pelo atendimento e planejamento.

Viu só como tudo acaba se juntando desde o início até o fim?

Para finalizar, esperamos que este texto tenha clareado suas ideias a respeito do trabalho exercido por um redator. Continue acompanhando o nosso blog, pois na próxima semana falaremos sobre um outro braço da área de criação: a direção de arte.

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Até semana que vem!

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