Mais
Por dentro da agência: entendendo o departamento de mídia

Existem algumas verdades que são duras demais, mas que precisam ser ditas: nem só de criação vive uma agência de publicidade e nem sempre as funções nela exercidas demandam criatividade. Na verdade, se existe algo que todas as áreas precisam ter é um pensamento estratégico.
Hoje, falaremos sobre o departamento responsável por realizar interações interpessoais, desenvolver estratégias eficazes para o andamento da campanha e, principalmente, saber negociar do jeito certo para que ela aconteça.
Senhoras e senhores, este é o momento de conhecer melhor a área de mídia.
Quem é o profissional de mídia dentro da agência?
Um profissional de mídia é aquele que estabelece as conexões entre o cliente, a agência e os veículos de comunicação que farão a divulgação do que foi desenvolvido pela criação (redator e diretor de arte), com base no que foi delimitado pelo planejamento.
Enquanto o planejamento elabora estratégias para que o objetivo do cliente seja alcançado, o profissional de mídia direciona essas estratégias aos melhores meios e veículos de divulgação para que a campanha seja comunicada de forma eficaz, ou seja, um trabalha em sinergia com o outro.
Em resumo, as funções de um profissional de mídia giram em torno de:
· Estabelecer o contato entre agência, cliente e veículo de divulgação;
· Acompanhar as mudanças e novas tendências do mercado para ficar por dentro de novas mídias;
· Estar por dentro de como está sendo o desempenho das campanhas;
· Saber planejar, negociar e executar as ações de mídia que foram definidas para alcançar o sucesso do cliente.
A importância da área de mídia
Imagine investir pesado em um determinado veículo de comunicação e só ter prejuízos. Agora, imagine ter um plano de mídia bem traçado, com os melhores veículos definidos para fazer uma campanha dar certo. Seria muito melhor estar na segunda situação, certo?
O setor de mídia tem um vasto conhecimento sobre o cliente, o público e os veículos. Isso quer dizer que ele é o mais indicado para definir quais serão os meios de divulgação utilizados. Além disso, é um setor que tem profissionais com know-how para negociar as melhores formas de pagamento e até mesmo garantir descontos.
Basicamente, este setor é um verdadeiro defensor do orçamento, e procura utilizar cada centavo investido para beneficiar o projeto do cliente, assim como tem que ser.
E a mídia online?
Sabemos bem que o crescimento da mídia online é um caminho sem volta. Entretanto, muitos ainda pensam que ela surgiu para ocupar o lugar da mídia offline ou tradicional.
Na verdade, o que acontece é justamente o contrário: a mídia online veio para somar com a mídia tradicional, fazendo o que chamamos de crossmedia, ou seja, estratégias onde os dois tipos de mídia trabalham em parceria para alcançar bons resultados.
Com a chegada da mídia online, os profissionais de mídia têm se aprofundado cada vez mais nesse meio, utilizando a internet para propagar de um jeito ainda mais assertivo as campanhas do cliente.
Para finalizar, o que achou da nossa série “Por dentro da agência”? Por meio dela, tivemos a chance de falar sobre alguns dos principais setores de uma agência de comunicação e como eles se integram do início ao fim de um projeto para que ele saia como o esperado.
Se tiver gostado, indique para seus amigos e aproveite para deixar um comentário!
Facebook: @mais.ppg
Instagram: @mais.ppg
LinkedIn: @maiscomunicacao