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Por dentro da agência: Planejamento


Imagine um time de futebol sem nenhuma tática de jogo.


O atacante não sabe para onde correr, o zagueiro não sabe a quem marcar e o meio de campo não faz ideia de como organizar nenhuma jogada, pois os sistemas defensivo e ofensivo são uma bagunça só.

Não há foco e ninguém se entende dentro das quatro linhas.

O resultado: uma sonora goleada para o time adversário que se planejou estrategicamente para disputar aquela partida. Essa derrota pode ter custado caro: uma desclassificação em um campeonato importante, ou, talvez pior, o rebaixamento do time.

Analogia à parte, isto é o que acontece quando não se planeja com antecedência uma tática em favor de melhores resultados.

E é justamente sobre o papel do Planejamento em uma agência de comunicação que iremos falar neste artigo.

Boa leitura!


A gênese da criação


Etapa fundamental no processo de criação, o Planejamento é o pontapé inicial (olha o futebol de novo) do desenvolvimento de um job e de seus desdobramentos.

Feito no início do projeto ao qual se destina, seu objetivo é definir estratégias e suas potenciais variáveis que nortearão a criação das peças publicitárias, ações nos mais diversos canais de comunicação e a forma como tudo aquilo será divulgado.

Essa parte do processo permite que toda a comunicação seja concebida de forma mais assertiva. Não se trata apenas de fazer o que o cliente quer, mas fazer aquilo que é melhor para a sua empresa e os seus negócios. Afinal, não é sempre que aquilo que se deseja é aquilo que se precisa, e a agência atua como um braço de sucesso do cliente, um parceiro que possui conhecimento técnico e de mercado que visa oferecer as melhores soluções de comunicação, marketing e publicidade, alavancando seus resultados ao conceder posição de destaque diante de seus concorrentes no campo publicitário.

Ou seja, nada de achismo, mas conhecimento de causa.

Menos erros, mais sucesso

Uma estratégia bem definida reduz sobremaneira as chances de erros e prejuízos futuros. Antes que a primeira letra do teclado do Redator seja clicada, ou que a primeira camada de um layout seja inserida no Photoshop pelo Diretor de Arte, o Planejamento já tem definido os parâmetros do que é preciso para uma comunicação bem feita.

Nada é feito porque determinada cor é mais bonitinha ou porque alguém teve uma súbita sacada genial. As grandes ideias surgem a partir de objetivos e diretrizes traçados pelo Planejamento. Logo, a máxima “90% de transpiração e 10% de inspiração” pode ser aplicada a esta realidade, haja vista que o conhecimento que a agência tem do cliente e de suas necessidades é o grande segredo para um entrega, de fato, positiva e que supere suas expectativas.

Assim, sua empresa fica muito mais segura quanto àquilo que irá comunicar com o mercado.

Como, onde, quando e por quê

Como dito anteriormente, a estratégia realizada pelo Planejamento busca encontrar as respostas adequadas para suprir as necessidades do cliente. Dessa forma, são analisadas minuciosamente todas as possíveis variáveis de um projeto, a saber:

· Conhecimento do público-alvo;

· Análise da concorrência;

· Confronto entre pontos fortes e fracos da estratégia;

· Análise de riscos;

· Previsão de gastos;

· Entre outros.

Após as conclusões das etapas acima, o Planejamento chega ao cerne do que o projeto irá atender e estabelece as respostas, que deverão ser claras a partir da estratégia traçada e de sua metodologia escolhida, como:

· Objetivos;

· Metas;

· Diretrizes;

· Critérios;

· Forma.

Comunicação planejada é resultado a passos largos

Tudo que é planejado com estudo, conhecimento e embasamento tende a proporcionar grandes resultados para a sua empresa. Com a comunicação isso não é diferente.

A estratégia bem definida gera valorização de marca, aumento do share, maior visibilidade, e, consequentemente, lucro.

Os melhores resultados dependem de um bom planejamento, e contar com este profissional no time de comunicação de uma agência de publicidade é fundamental para a obtenção do sucesso.

Quer saber mais a respeito de como planejamos e executamos campanhas e ações que promovem resultados inteligentes para os nossos clientes?

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Ah, e não se esqueça: semana que vem falaremos sobre o Redator e o seu papel em uma agência de comunicação.

Até lá!

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