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Por dentro da agência: qual a função do atendimento?




Especialista, ponte entre o cliente e a agência, responsável pelo bom relacionamento, fazedor de briefing e um verdadeiro guardião do job. Sim, estamos falando dele, o profissional de atendimento.

Entretanto, engana-se quem pensa que o departamento de atendimento de uma agência pode ser resumido tão diretamente assim. Além do que citamos, é preciso contar com uma boa comunicação e ter uma visão apurada do que acontece em todos os outros setores.

Quer se tornar um profissional de atendimento ou quer entender mais como é o trabalho daquele que faz essa ponte entre a sua empresa e a agência de comunicação? Então, este post é para você.

Continue a leitura e entenda!

Atendimento publicitário: como funciona?

O departamento de atendimento conta com profissionais responsáveis por prospectar, negociar e fazer a manutenção da carteira de clientes de uma agência, além de realizar a construção de briefings que sejam capazes de orientar e sanar todas as dúvidas da equipe de criação.

Além disso, o profissional de atendimento é o primeiro contato que um cliente tem com a agência de comunicação, momento em que realiza um levantamento das principais informações e necessidades a serem supridas.

Do início ao fim, ele será o responsável por conduzir todo o processo de comunicação e marketing, se tornando um verdadeiro elo entre o cliente e os envolvidos na realização do projeto.

Em outras palavras, ele é a voz do cliente dentro da agência.

Por que um departamento de atendimento é tão importante?

Talvez você esteja se perguntando o motivo de um departamento de atendimento ser tão relevante para uma agência. Para sanar sua dúvida, levantamos os pontos principais:

· Demonstra que a agência tem autoridade: um atendimento eficaz garante que o cliente fique satisfeito e, consequentemente, confie no trabalho que está sendo desenvolvido. Ao colocar no papel e executar com maestria o que foi definido, o atendimento assegura que os resultados apareçam com mais facilidade.

· Disponibiliza dados importantes para o desenvolvimento da estratégia: a equipe responsável pelo projeto não tem um contato direto com o cliente, o que dificultaria demais o desenvolvimento do mesmo. Com o atendimento, essa aproximação acaba acontecendo facilmente, pois ele transmite tudo aquilo que sabe para facilitar o que será implantado pelo time.

· Identifica falhas que podem prejudicar a satisfação do cliente: querendo ou não, em algumas situações o cliente acaba colocando no atendimento um peso maior do que o esperado por acreditar que ele é o único responsável por fazer com que as coisas deem certo. Entretanto, um bom profissional de atendimento esclarece desde o início o que cada envolvido no projeto, inclusive o cliente, precisa fazer para que falhas não aconteçam.

· Tem capacidade para apontar que algo não está certo: quando a equipe quer adotar uma estratégia, o atendimento tem total autonomia para expor, caso seja necessário, que é melhor ir por outro caminho. Afinal de contas, ele tem um conhecimento maior sobre o cliente e uma visão mais aguçada sobre o que vai ser bem aceito ou não.

Viu só como o atendimento publicitário é essencial para que um projeto ou campanha dê certo? Sem ele, as chances de que as coisas saiam do controle são muito maiores, mas com ele, os resultados positivos são praticamente uma certeza.

Continue acompanhando o nosso blog para conferir sobre o próximo setor que falaremos: planejamento.

Esta é uma forma que encontramos de deixar você por dentro da agência de um jeito simples e descomplicado.

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Até semana que vem!

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