• Mais

Tendências de inovação para o varejo em 2020



Todo mundo já percebeu que estamos vivendo na Era da Inovação. Novas tecnologias estão surgindo aos montes e têm a capacidade de modificar de um jeito irreversível o varejo tradicional. Pensando assim, o que será que vem por aí? Quais serão as tendências do varejo para o próximo ano que, surpreendentemente, já se aproxima?


É sobre isso que falaremos neste blog post. Esperamos que você curta bastante e, quem sabe, até mesmo comece a adotar as tecnologias que serão abordadas aqui e que estão ganhando cada vez mais força. Sua loja, seu bolso e seus clientes agradecem.


Boa leitura!


O varejo em 2020: novas tecnologias dão vida a novas tendências


Com os avanços notáveis que estamos vivendo, é cada vez mais comum que tecnologias como autoatendimento, impressão 3D, sistema de gestão integrada e realidade aumentada façam parte da realidade do varejo que conhecemos.


Que tal entender um pouco mais sobre elas? Confira abaixo.


  • Autoatendimento

O consumidor tem mudado bastante sua forma de comprar o que precisa. Se antes receber atendimento logo de cara era algo essencial, hoje ele quer ter a oportunidade de decidir por sua própria conta o que vai adquirir, pois quer que tudo seja feito de forma rápida, prática e eficiente.

Para suprir essa necessidade e proporcionar mais autonomia ao consumidor, a tecnologia de Self Checkout vem ganhando bastante espaço no varejo. Basicamente, o cliente pode realizar seu próprio atendimento por meio de uma máquina com sistema intuitivo, que apresenta na tela as opções para que ele processe suas compras e faça o pagamento sem a ajuda de um operador de caixa.


  • Impressão 3D

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre uma impressora 3D, saiba que ela segue a mesma funcionalidade de uma impressora tradicional, mas a diferença é que ela pode imprimir desde móveis, tênis, órgãos a outras impressoras.


Antigamente, seu preço era demasiadamente alto, mas ele tem diminuído gradativamente, possibilitando que varejistas utilizem essa tecnologia para melhorar os serviços que oferecem. Se antes o consumidor tinha a obrigação de comprar somente o que estava disponível, hoje ele tem a oportunidade de personalizar seu pedido de acordo com o que se encaixa mais em suas necessidades.


  • Sistema de gestão integrada

Talvez muitos pensem que um sistema de gestão integrada seja utilizado apenas em grandes empresas e em setores que não estão relacionados com o varejo. Contudo, em qualquer que seja o segmento, esse tipo de tecnologia tem a capacidade de contribuir com a fluidez do negócio, reduzindo erros e custos, além de otimizar o trabalho daqueles que gerenciam a loja.


Hoje, o mercado disponibiliza ERPs poderosos e que conseguem reunir em um único sistema informações valiosas que norteiam não apenas no gerenciamento da empresa, mas na tomada de decisão. Se algo não vai bem, seus relatórios e métricas apontam onde está ocorrendo o erro e possibilitam que medidas de correção sejam tomadas com mais rapidez. Então, trata-se de uma grande tendência do varejo para o próximo ano.


  • Mais facilidade de pagamento

O modo como o consumidor faz o pagamento de suas contas também tem mudado rapidamente. Se antes a forma tradicional de realizar pagamentos era apenas por meio de dinheiro, hoje os cartões de crédito e débito conseguiram mudar visivelmente essa realidade, mas também já estão começando a perder um pouco de espaço.


O NFC, mesmo ainda utilizando o cartão, mudou um pouco esse cenário, pois permite que os pagamentos sejam realizados por aproximação. Embora nova, essa tecnologia já vem sendo bastante utilizada em outros países e, obviamente, aqui no Brasil. O intuito é que os meios de pagamento se tornem cada vez mais fáceis.


  • Realidade Aumentada

Imagine oferecer ao seu cliente a oportunidade de passear por sua loja sem precisar sair de casa. Por meio dos ambientes recriados com base na ambientalização da loja física, ele poderá visualizar o que você oferece antecipadamente e já ir decidido à sua loja para buscar o que decidiu comprar.


Isso só é possível graças à Realidade Aumentada, tecnologia que está crescendo cada vez mais e não poderia ficar de fora das tendências do varejo para 2020.


E aí, curtiu este artigo? Aproveite para deixar seu comentário sobre qual tendência você sente vontade de adotar em sua loja no próximo ano. Não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos que possam se interessar pelo assunto.


Siga-nos em nossas mídias sociais:


Facebook: mais.ppg

Instagram: @mais.ppg

0 visualização
Funcionamento
Endereço

Seg - Sex: 8:00 - 18:00

Contato

Tel: (34) 3236-6800

mais@mais.ppg.br

© 2019 por Mais Resultados Inteligentes